Meio Ambiente

Gestão ambiental

Compartilhamos o compromisso de nossos clientes com o meio ambiente

E acreditamos na importância de cuidar de nosso planeta e trabalhar e incentivar os demais a fazer o mesmo. E como pessoas vivendo no mundo, é simplesmente a coisa certa a fazer.

Para saber mais informações clique aqui.

Reciclagem e redução de lixo

A Starbucks está comprometida em reduzir, de forma significativa, o lixo que nossas lojas geram — especialmente quanto à reciclagem.

Sabemos que isso é importante para nossos clientes, para nós e o planeta. Na realidade, obtemos mais comentários dos clientes sobre reciclagem do que sobre qualquer outro problema ambiental — especialmente em relação aos nossos copos.

O que estamos fazendo

Apesar dos muitos desafios, estamos implantando a reciclagem e a redução do lixo em muitas frentes.

Reciclagem nas lojas

Em muitas de nossas lojas localizadas em regiões onde o lixo é comercialmente reciclado, reciclamos pelo menos um tipo de lixo – mas, em geral, isso acontece atrás do balcão, longe da vista dos clientes. A reciclagem depende da disponibilidade de serviços de reciclagem comerciais onde se localizam nossas lojas. Infelizmente, algumas comunidades locais que oferecem reciclagem residencial completa fornecem reciclagem comercial mínima ou nenhuma. E no caso das lojas que operam em espaços alugados, são os proprietários dos imóveis que controlam a coleta de lixo e a reciclagem.

No entanto, ainda temos de nos concentrar no que podemos fazer e como podemos trabalhar com os outros para facilitar a reciclagem para nós e nossos clientes.

Copos reutilizáveis

A redução do impacto ambiental de nossos copos depende do sucesso de dois esforços inter-relacionados: o desenvolvimento de soluções de copos recicláveis e o grande aumento do uso de copos reutilizáveis por parte de nossos clientes. Vários clientes também estão trabalhando para reduzir seu próprio impacto ambiental. Os clientes que ficam na loja também podem solicitar que suas bebidas sejam servidas em uma mug de cerâmica - Pausada no período COVID-19. Cada copo de papel não utilizado ajuda a manter nossas florestas intactas.

Copos mais ecológicos

Ao longo dos anos, a Starbucks lançou várias iniciativas para diminuir o impacto ambiental de nossos copos descartáveis.

Em 1997, desenvolvemos nossa tampa reciclável como forma de proteger os clientes de bebidas quentes e evitar o desperdício do uso de “dois copos”.
Em 2006, lançamos o primeiro copo de papel para bebidas quentes do setor, com 10% de fibra reciclada pós-consumo.
Em 2008, produzimos um novo copo de plástico com menor impacto ambiental do que nossos copos de plástico originais.
Em 2009, apresentamos um Cup Summit em Seattle, unindo todas as facetas de nossa cadeia de valor de copos de papel e plástico para chegar a um acordo sobre os critérios para uma solução completa de copo reciclável.

Estamos comprometidos em fazer mais e continuar a pesquisar novas formas de reduzir o impacto ambiental de nossos copos descartáveis e outras embalagens.

Adubo

Lançamos o Grounds for Your Garden (Grãos para seu Jardim) em 1995, que oferece aos clientes sacos de 2,27 kg (5 libras) gratuitos de borras de café usadas para enriquecer o solo de jardins. E onde há adubos comerciais disponíveis, muitas lojas podem desviar do lixo outros desperdícios alimentares e borras de café.

Conservação da água

A água é um precioso recurso natural. E como ingrediente-chave da maioria de nossas bebidas, é essencial à operação de nossas lojas.

Grande parte da água que usamos em nossas lojas se destina ao preparo de bebidas com café e chá, além de operações “de bastidores”, como operar lavadoras de louça e máquinas de gelo. Estamos trabalhando para entender melhor como usar a água e como podemos usá-la de forma mais responsável.

O que estamos fazendo

Estamos implementando novas alternativas ao sistema de limpeza dos utensílios , torneiras com baixo fluxo ou aeradores, o que acreditamos reduzirá, de forma significativa, o uso de água em todo o planeta.

Continuamos a incluir tecnologia de economia de água em nossas especificações de equipamentos. Por exemplo, em nossas lojas nos EUA, nossas lavadoras de louça mecânicas usam menos de um galão (4 litros) de água por ciclo, com o uso de braços de borrifação de alta pressão.

Em muitos mercados, usamos torneiras de água com pressão para limpar os jarros de liquidificador, em vez de água corrente. Também programamos nossas máquinas de espresso para liberar menos água na lavagem de copos. Além disso, treinamos nossos partners (funcionários) para manter limpas as bobinas de refrigeração em máquinas de gelo, a fim de reduzir a quantidade de calor latente das máquinas e minimizar o derretimento de gelo.

Construindo lojas mais sustentáveis

Estamos sempre procurando formas de melhorar o desempenho ambiental de nossas lojas.

Projetando, construindo e operando nossas lojas de maneiras que reduzam nosso impacto no planeta. Estamos incorporando tudo, desde móveis e materiais de construção responsáveis até medidas de energia e água eficientes nos designs das nossas lojas.

Para orientar nossos esforços, estamos usando o programa de certificação LEED da US Green Building Council® como ponto de referência para o sucesso. (LEED® é a abreviação de Leadership in Energy and Environmental Design, Liderança em Design de Energia e Ambiental.)

O que estamos fazendo

Desde 2001, ajudamos a liderar o trabalho com outros varejistas e a USGBC para criar um sistema para certificar lojas de varejo e protótipos de lojas. Esse processo de certificação em volume pré-certificará nossas lojas ecológicas no nível do modelo, da construção e da estratégia operacional. Em seguida, continuaremos a ser responsabilizados por meio de verificações pontuais e revisões contínuas, a fim de garantir que nos enquadremos nos altos padrões que definimos para nós mesmos. Essa é uma enorme oportunidade para a USGBC e os varejistas. Tradicionalmente, somente uma instalação participa da certificação LEED® por vez, dificultando, dessa forma, o processo para varejistas com centenas de lojas.

Nossos esforços contínuos para tornar nossas lojas sustentáveis incluem uma combinação de elementos de design:

• Economia de energia por meio de iluminação e de ar condicionado, mais eficientes e com gás ecologicamente correto.
• Orientação aos empreiteiros para usar materiais menos tóxicos e métodos para melhorar a qualidade do ar interior de nossas lojas.
• Alcançar a economia de água, utilizando torneiras e válvulas de água com baixo fluxo.
• Reduzir o desperdício, exigindo reciclagem de caixas de papelão e de leite em todas as nossas lojas do LEED® Certified (onde a reciclagem é disponível).
• Desvio de resíduos de construção, a partir de muitas das nossas lojas LEED® Certified, para centros de reciclagem, (onde a reciclagem é disponível).
• Reduzir a nossa pegada de carbono com a terceirização de materiais de construção regionalmente sempre que possível.
• Fornecer mensagens de educação ambiental em nossas lojas LEED® Certified para os nossos clientes.