Reciclagem e redução de lixo

A Starbucks está comprometida em reduzir, de forma significativa, o lixo que nossas lojas geram — especialmente quanto à reciclagem.

Sabemos que isso é importante para nossos clientes, para nós e o planeta. Na realidade, obtemos mais comentários dos clientes sobre reciclagem do que sobre qualquer outro problema ambiental — especialmente em relação aos nossos copos.

Nossa meta

Até 2015, planejamos ter a reciclagem disponível em todas as nossas lojas onde controlamos a coleta de lixo e servimos 25% das bebidas em copos reutilizáveis.

O que estamos fazendo

Apesar dos muitos desafios, estamos implantando a reciclagem e a redução do lixo em muitas frentes.

Reciclagem nas lojas

Em muitas de nossas lojas localizadas em regiões onde o lixo é comercialmente reciclado, reciclamos pelo menos um tipo de lixo – mas, em geral, isso acontece atrás do balcão, longe da vista dos clientes. A reciclagem depende da disponibilidade de serviços de reciclagem comerciais onde se localizam nossas lojas. Infelizmente, algumas comunidades locais que oferecem reciclagem residencial completa fornecem reciclagem comercial mínima ou nenhuma. E no caso das lojas que operam em espaços alugados, são os proprietários dos imóveis que controlam a coleta de lixo e a reciclagem.

No entanto, ainda temos de nos concentrar no que podemos fazer e como podemos trabalhar com os outros para facilitar a reciclagem para nós e nossos clientes.

Copos reutilizáveis

A redução do impacto ambiental de nossos copos depende do sucesso de dois esforços inter-relacionados: o desenvolvimento de soluções de copos recicláveis e o grande aumento do uso de copos reutilizáveis por parte de nossos clientes. Vários clientes também estão trabalhando para reduzir seu próprio impacto ambiental. Para ajudá-los a nos ajudar, oferecemos um desconto de 10 centavos nos EUA e no Canadá, a fim de incentivar os clientes a usarem suas próprias mugs ou copos reutilizáveis para suas bebidas. Os clientes que ficam na loja também podem solicitar que suas bebidas sejam servidas em uma mug de cerâmica. Cada copo de papel não utilizado ajuda a manter nossas florestas intactas. (Saiba mais sobre o desmatamento com nossos amigos da Conservação Internacional.)

Copos mais ecológicos

Ao longo dos anos, a Starbucks lançou várias iniciativas para diminuir o impacto ambiental de nossos copos descartáveis.

  • Em 1997, desenvolvemos nossa tampa reciclável como forma de proteger os clientes de bebidas quentes e evitar o desperdício do uso de “dois copos”.
  • Em 2006, lançamos o primeiro copo de papel para bebidas quentes do setor, com 10% de fibra reciclada pós-consumo.
  • Em 2008, produzimos um novo copo de plástico com menor impacto ambiental do que nossos copos de plástico originais.
  • Em 2009, apresentamos um Cup Summit em Seattle, unindo todas as facetas de nossa cadeia de valor de copos de papel e plástico para chegar a um acordo sobre os critérios para uma solução completa de copo reciclável.

Estamos comprometidos em fazer mais e continuar a pesquisar novas formas de reduzir o impacto ambiental de nossos copos descartáveis e outras embalagens.

Adubo

Lançamos o Grounds for Your Garden (Grãos para seu Jardim) em 1995, que oferece aos clientes sacos de 2,27 kg (5 libras) gratuitos de borras de café usadas para enriquecer o solo de jardins. E onde há adubos comerciais disponíveis, muitas lojas podem desviar do lixo outros desperdícios alimentares e borras de café.

Lobby no governo local

Em 2010, participamos da Conferência de Prefeitos dos EUA, a fim de obter apoio para aumentar ou melhorar as oportunidades de reciclagem comercial por todo o país. Estamos animados com a oportunidade de trabalhar com os principais prefeitos na solução do desafio da reciclagem em um nível local.