Café produzido com responsabilidade

Sempre trabalhamos para comprar nosso café de forma que respeitasse as pessoas e os locais que o produzem. É simplesmente o que acreditamos estar certo.

Ao longo da última década, a Conservação Internacional nos ajudou a desenvolver diretrizes para compra que fundamentam nossos princípios de fornecimento ético. Denominadas Práticas de Equidade na Produção de Café (C.A.F.E., Coffee and Farmer Equity) , essas diretrizes ajudam nossos produtores a produzir café de uma forma que seja melhor para as pessoas e o planeta. As Práticas C.A.F.E. são um conjunto abrangente de padrões mensuráveis concentrados nas quatro áreas a seguir:

Qualidade do produto (requisito):
Todo o café deve atender aos padrões de alta qualidade da Starbucks.

Responsabilidade econômica (requisito):
A transparência é obrigatória. Os fornecedores devem enviar comprovantes de pagamentos feitos por toda a cadeia de abastecimento de café, demonstrando quanto do preço pago pela Starbucks pelo café verde (não torrado) é direcionado ao produtor.

Responsabilidade social (examinada por avaliadores terceirizados):
Medidas adotadas que avaliam as condições de trabalho seguras, justas e humanas. Elas incluem a proteção dos direitos dos trabalhadores e o fornecimento de condições de vida adequadas. A conformidade com os indicadores de requisitos de salário mínimo e a abordagem ao trabalho infantil/forçado e discriminação são obrigatórias.

Liderança ambiental (examinada por avaliadores terceirizados):
Medidas adotadas para gerenciar lixo, proteger a qualidade da água, conservar água e energia, preservar a biodiversidade e reduzir o uso de agroquímicos.

Nossa meta

Nossa meta é ter 100% de nosso café certificado ou verificado por um terceiro independente.

O que estamos fazendo

A Starbucks comprou 167 milhões de quilogramas (367 milhões de libras) de café no ano financeiro de 2009. Oitenta e um por cento – 136 milhões de quilogramas (299 milhões de libras) – de fornecedores aprovados pelas Práticas C.A.F.E. Pagamos, em média, US$ 1,47 por 0,5 kg (1 libra) por café verde no ano financeiro de 2009.

Comércio Justo (Fair Trade) para uma qualidade de vida melhor

O café certificado de Comércio Justo (Fair Trade)™ possibilita que pequenos produtores organizados em cooperativas invistam em suas fazendas e comunidades, protejam o meio ambiente e desenvolvam as habilidades comerciais necessárias para se competir em um mercado global.

A Starbucks começou a comprar cafés certificados de Comércio Justo (Fair Trade)™ em 2000, ajudando a aumentar o mercado de cafés certificados de Comércio Justo (Fair Trade) nos EUA. E em 2009, aumentamos nossas compras para 18 milhões de quilos (40 milhões de libras).

Café orgânico certificado — café que é melhor para o planeta

O café orgânico é cultivado com métodos e materiais que causam menor impacto no meio ambiente. As práticas de produção orgânica ajudam a restabelecer e manter a saúde do solo, reduzir o uso de pesticidas e fertilizantes tóxicos e persistentes e criar uma agricultura biologicamente diversa.

A Starbucks comprou 6,4 milhões de quilogramas (14 milhões de libras) de café orgânico certificado no ano financeiro de 2009.