Desde que abrimos nossa primeira loja em 1971, buscamos a confiança e o respeito de nossos clientes, partners (como chamamos os nossos colaboradores) e vizinhos. Como? Tendo responsabilidade e fazendo coisas boas para o planeta e para as pessoas.
É nossa meta que todos os produtos Starbucks sejam produzidos dentro dos mais altos padrões de qualidade, seguindo práticas de comércio ético e de produção responsável. Acreditamos que um copo do melhor café do mundo também ajuda a criar um futuro melhor para produtores e um clima mais estável para o planeta

Sempre trabalhamos para comprar nosso café de forma que respeitasse as pessoas e os locais que o produzem. É simplesmente o que acreditamos estar certo.
Ao longo da última década, a Conservação Internacional nos ajudou a desenvolver diretrizes para compra que fundamentam nossos princípios de fornecimento ético. Denominadas Práticas de Equidade na Produção de Café (C.A.F.E., Coffee and Farmer Equity) , essas diretrizes ajudam nossos produtores a produzir café de uma forma que seja melhor para as pessoas e o planeta. As Práticas C.A.F.E. são um conjunto abrangente de padrões mensuráveis concentrados nas quatro áreas a seguir:
Todo o café deve atender aos padrões de alta qualidade da Starbucks.
A transparência é obrigatória. Os fornecedores devem enviar comprovantes de pagamentos feitos por toda a cadeia de abastecimento de café, demonstrando quanto do preço pago pela Starbucks pelo café verde (não torrado) é direcionado ao produtor.
Medidas adotadas que avaliam as condições de trabalho seguras, justas e humanas. Elas incluem a proteção dos direitos dos trabalhadores e o fornecimento de condições de vida adequadas. A conformidade com os indicadores de requisitos de salário mínimo e a abordagem ao trabalho infantil/forçado e discriminação são obrigatórias.
Medidas adotadas para gerenciar lixo, proteger a qualidade da água, conservar água e energia, preservar a biodiversidade e reduzir o uso de agroquímicos.
O café certificado de Comércio Justo (Fair Trade)™ possibilita que pequenos produtores organizados em cooperativas invistam em suas fazendas e comunidades, protejam o meio ambiente e desenvolvam as habilidades comerciais necessárias para se competir em um mercado global.
A Starbucks começou a comprar cafés certificados de Comércio Justo (Fair Trade)™ em 2000, ajudando a aumentar o mercado de cafés certificados de Comércio Justo (Fair Trade) nos EUA.

Café produzido de forma responsável e comercializado com ética significa trabalhar com produtores que produzem café de formas que ajudem a fornecer benefícios aos seus negócios, às suas comunidades e ao meio ambiente.
Sabemos que nosso sucesso de longo prazo está vinculado ao sucesso de centenas de produtores que produzem nosso café. É por isso que trabalhamos no campo com os produtores para ajudar a melhorar a qualidade do café e investimos em programas de empréstimo para comunidades produtoras. Não é apenas a coisa certa a fazer; é a coisa a certa a fazer para nosso negócio. Ao ajudarmos a sustentar os produtores de café e fortalecer suas comunidades, garantiremos um abastecimento saudável de café de alta qualidade para o futuro.
A Starbucks estabeleceu Centros de apoio aos produtores na Costa Rica e Ruanda, a fim de fornecer aos produtores locais recursos e conhecimento, com o objetivo de diminuir o custo de produção, reduzir infecções por fungos, melhorar a qualidade do café e aumentar a produção de café premium.
Durante os ciclos de cultivo e colheita, muitos produtores lançam mão de suas modestas reservas para cobrir despesas até que possam vender suas produções. Alguns produtores podem até sofrer um déficit monetário, fazendo com que vendam suas colheitas prematuramente – e por menos – para compradores locais.
A Starbucks fornece financiamento a organizações que fazem empréstimos para produtores de café, o que os ajuda a vender suas colheitas no melhor momento, a fim de obterem o preço certo. Os empréstimos também os ajudam a investir em suas fazendas e fazer aperfeiçoamentos de capital.

Como membro da Ethical Tea Partnership, estamos trabalhando juntamente com outros compradores a fim de melhorar as condições no setor de chá.
O fornecimento ético de chá da Starbucks está em uma jornada para melhorar a sustentabilidade e a transparência gerais de nossa cadeia de suprimentos de chá, os meios de subsistência dos trabalhadores do chá, os pequenos agricultores e suas comunidades e o ambiente em que o chá é produzido.
A jornada para produzir chá de origem ética começa com os produtores de chá. Como a maioria das empresas de chá, não produzimos nosso próprio chá ou possuímos as fábricas que processam chás em chás especiais preto, oolong, branco e verde. Adquirimos ou adquirimos chá de agricultores do mundo inteiro, que possuem gerações de conhecimentos técnicos e equipamentos para produzir chás de alta qualidade.
Na origem do chá, tomamos decisões de compra com base em uma abordagem de verificação que inclui responsabilidade econômica e transparência, responsabilidade social, liderança ambiental e qualidade. Por 10 anos, firmamos uma parceria com a Ethical Tea Partnership (ETP) para garantir que nossos produtos de chá sejam produzidos com práticas sustentáveis e sob condições de trabalho seguras, transparentes e humanas.
A partir de 2018, quase 72% do chá era de origem ética.

O cacau está contido em algumas de nossas bebidas mais populares, como os Cafés Mochas e Mocha Frappuccino®.
Assim como o café, nossa abordagem à compra de cacau é projetada para garantir um suprimento de alta qualidade a longo prazo, contribuindo positivamente para o meio ambiente e as comunidades produtoras de cacau. Em 2008, lançamos as Práticas de COCOA, influenciadas por nosso programa de fornecimento ético de café, C.A.F.E. Práticas. Desde então, continuamos a expandir o número de produtores de cacau participantes do programa.
Nosso programa de práticas de cacau foi desenvolvido para entender a cadeia de suprimentos de grãos de cacau e fornecer informações valiosas de sustentabilidade para produtores e compradores. Assim como no programa C.A.F.E Practices, as inspeções são realizadas por organizações independentes de verificação treinadas e auditadas pela SCS Global Services.
Nosso programa de práticas de cacau nos ajudou a identificar áreas-chave para aprimoramento e aumentou nossa compreensão da dinâmica da agricultura de cacau na África Ocidental.
Também acreditamos que a solução de problemas enfrentados pelos produtores de cacau exige que todos na indústria trabalhem juntos. É por isso que apoiamos os esforços da World Cocoa Foundation desde 2008. A World Cocoa Foundation (WCF) é uma organização internacional de membros que promove a sustentabilidade no setor de cacau. O WCF fornece aos produtores de cacau o apoio necessário para cultivar mais cacau de qualidade e fortalecer social e economicamente suas comunidades.